El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Cinco tintos do Vale dos Vinhedos

Na última sexta-feira inauguramos o calendário de degustações temáticas no Restaurante Tempero Rosa, Rua Visconde de Rio Branco 555 - Porto Alegre (RS). Neste primeiro encontro tivemos a oportunidade de provar e comparar 5 Cabernet Sauvignon das safras 2004 e 2005, produzidos por vinícolas familiares de pequeno e médio porte do Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves (RS). Todos vinhos foram elaborados com uvas da região, provenientes de vinhedos com 5 a 10 anos, que foram formados com a modernização de nossa viticultura no final dos anos 90, utilizando novos sistemas de condução, mudas importadas de clones selecionados, localizados muito próximos, num raio de poucos quilômetros.
Um grupo de 12 pessoas participou do encontro e a degustação foi realizada as cegas, com rótulos ocultados por diversas voltas de papel seda vermelho. Todos vinhos revelaram-se de muito boa qualidade, mas a comparação entre um cálice e outro nos levou a escolhas inevitaveis. Logo surgiram preferências, opiniões diferentes e discordâncias, o que sempre acontece neste tipo de reunião. Os vinhos degustados foram Milantino 2005, Pizzato Reserva 2004 (Grande Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas), Cavalleri 2005, Quinta Ribeiro de Mattos nº2 2005 e Terragnolo 2005. Os rótulos estão na apresentação de slides desta semana e durante os próximos dias vou trazer comentários da avaliação realizada pelo grupo.
O próximo encontro já está marcado para a última sexta-feira de setembro e desta vez iremos abrir algumas garrafas de Merlot. Podemos ir pensando em sugestões para o jantar deste dia...

Nenhum comentário: