El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

sábado, 17 de abril de 2010

Giacomo Tachis

Giacomo Tachis é o príncipe dos enólogos italianos, considerado o pai de vinhos de alta gama como Sassicaia, Bolgheri, Tignatelo e Solaia de Antinori. Criador de vinhos tão célebres, suas opiniões e escolhas devem ser estudadas com muita atenção e carinho. Recentemente, este piemontes oriundo de Poirino (Torino) decidiu encerrar atividade profissional, voltando-se para vida privada: "Resolvi parar porque estou com 77 anos - explica Tachis - tive grande satisfação nestes anos todos, mas agora quero dedicar-me  a minha familia, aos meus netos e aos meus livros". Radicado há muitos anos na Toscana é o principal responsável pelo renascimento do vinho italiano, os supertoscanos nasceram com suas idéias. 
Estudou na Escola de Enologia de Alba, no Piemonte e, em 1961, começou a trabalhar na Marchesi Antinori, onde permaneceu por 32 anos, tornando-se um diretor histórico desta casa vinícola. Posteriormente, foi consultor de Argiano, Tenuta San Guido, Castello di Rampolla, Querciabella, Umani Ronchi, Abazia Sant’ Anastasia, Donnafugata, Corvo di Salaparuta, Argiolas, Santadi. Bibliófilo apaixonado, conserva em sua morada de San Casciano Val di Pesa uma coleção de antigos volumes e, através de seu estudo, continuará olhando atentamente os caminhos da agricultura e, em especial, o desenvolvimento da cultura da videira.


Fonte: ANSA.it Michele Giuntini


OBS.: com este post, estou abrindo um novo marcador no blog, trazendo um pouco do trabalho e dedicação de profissionais que estão por trás dos grandes  vinhos. Enólogos.

Nenhum comentário: