El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Linguado à Zibamba

Era um senhor linguado, um filé que quase cobria a travessa inteira, vinha com cobertura de alcaparras e acompanhado de batatas douradas na manteiga. Temperado apenas com sal, pimenta do reino e gomos de limão para pingar algumas gotas na hora de servir. Linguado à belle meuniére, estava escrito assim no cardápio, e por muitos anos esta sempre foi minha primeira escolha, toda vez que me hospedava no Hotel Zibamba de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, uma das cidades mais antigas do Brasil. Não lembro da carta de vinhos, normalmente pedia uma cerveja, era de Joinville e muito boa, uma opção indispensável para qualquer viajante, que se aventurasse por aquelas águas, isto já faz muito tempo, mas é um prato que não esqueço, espero que continue o mesmo.
O lugar é muito bonito, o casario antigo do centro foi tombado pelo patrimônio histórico e encontra-se bem preservado, a baia da Babitonga fica ao lado e todas as praias da ilha são ingredientes únicos, para provar esta receita, só indo lá conferir.

Nenhum comentário: